29 de outubro de 2008

Amapá, celeiro de pautas II

Aluno Rodney e professor Clabyson, protagonistas da educação no campo.

Escola Família do Cedro

A Escola Família do Cedro é mais recente das cinco do gênero que funcionam no Amapá. Localizada no município de Tartarugalzinho, bem próximo da Agrovila Cedro. Conta com 80 alunos em turmas de ensino fundamental e oferece o ensino médio até o segundo ano. A estrutura ainda é precária. Mas estão construindo prédios novos, em alvenaria: a cozinha-refeitório e alojamentos dos alunos.

Na Escola Família, os professores são chamados de monitores. Clabyson Silva Aguiar é monitor na Escola do Cedro e também coordena as atividades de campo. Foi aluno da Escola do Pacuí e hoje é inspiração para jovens como Rodney de Souza da Conceição, 21 anos, que diz-se vocacionado a viver e trabalhar no campo.

No dia 27 de junho deste ano, eles fizeram um plantio de sementes de feijão-caupi no quintal da escola. O esforço foi árduo, por falta de um trator nos primeiros dias, tiveram que arrancar os tocos a mão. O feijão foi levado pela Embrapa, é a variedade “BRS Tumucumaque”, resultado de testes feitos nos campos do Amapá. O BRS é padronizado pela Embrapa para nomear todas as variedades de produtos agrícolas, faz alusão a Brasil. E Tumucumaque é homenagem a um patrimônio natural do Amapá: o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Para quem ainda não sabe, é a maior unidade de conservação de floresta tropical do planeta, com 3,8 milhões de hectares.

Voltando ao feijão-caupi. Três meses depois veio a colheita e resolveram dividir em duas partes. Uma para o consumo da escola (almoço e jantar) e a outra metade está na câmara fria da Embrapa. Sabe para que? para formar o banco de sementes da escola. Rodney da Conceição admite que no início ficou desconfiado quando os técnicos da Embrapa recomendaram um espaçamento menor. “Quando vimos que nos trouxe uma boa colheita, acreditamos na nova técnica”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dulce, só pq vc falou que não venho te visitar tô aqui e vou fazer sempre esse acesso no seu blog. Vejo que está atualizado. Parabéns.rostan.zip.net.