9 de junho de 2008

Pacote de imprensa

Tenho ocupado meus dias com a preparação de um arremedo do que entendo por Press-Kit. Esta expressão é muito conhecida nas assessorias, na tradução literal significa Pacote de Imprensa. Trata-se de um conjunto de materiais de apoio e brindes (atenção, que sejam promocionais) que servem para facilitar a cobertura jornalística de um evento, produto, projeto, ou qualquer outra coisa que justifique um planejamento à parte na rotina da assessoria.
Falo arremedo porque não será possível incluir alguns itens acessórios, que inicialmente planejávamos para a solenidade de posse do chefe da empresa. Em compensação, há um esmero na produção dos releases para que os colegas das redações tenham à disposição diferentes enfoques e alternativas de ganchos do mesmo assunto. Há todo um cuidado com a escolha e edição das fotografias, que naturalmente precisam ter valor informativo e também encantar pela plasticidade e primor de luz, textura, contraste.
Tenho sentido na pele do corpo inteiro, que providenciar um Press-Kit não é simplesmente entulhar uma linda pastinha transparente ou um envelope timbrado, com fotos, CDs, textos, canetas, blocos de anotações, etc etc. Precisa, muito antes, tomar conhecimento dos detalhes do evento, o ideal é participar das reuniões de planejamento e a partir da programação completa, elaborar um plano de mídia com ações antes, durante e pós-evento.
Neste pacote especial, entra o Press-Kit, com produtos da própria esfera da assessoria de imprensa - releases, fotografias, informativos. Também não deixa de ser formidável dispor de uma verba para os brindes personalizados, de preferência que sejam úteis e lúdicos.
Com o irrestrito conhecimento da programação, chega o momento de listar o que se sonha para o Press-Kit. O importante é manifestar todas as idéias. Em seguida, avaliar o que é viável providenciar com os recursos financeiros que se dispõe e dentro do tempo que se tem até dois dias antes do evento. Define-se os parceiros, cada um com sua responsabilidade e mãos à obra. Nem sempre é possível produzir o que foi pensado inicialmente, mas o essencial jamais pode faltar: a notícia, que é a grande perseguida, seja apreseentada em belíssima folheteria em couchê ou numa lauda de A4 branco.

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