9 de junho de 2008

Consulta rápida

O Comunique-se é um dos portais que possibilitam ao próprio assessor inserir suas sugestões de pautas. Basta preencher o formulário e receber a senha para postar na seção Matéria-Prima.
De quebra, tem um minúsculo manual de regras para escrever releases. Será que tinha gente vacilando no básico do básico? Vale como consulta rápida.

Estilos de regras para releases da Associated Press (AP)

1. Títulos devem ser compostas de maiúsculas e minúsculas (não só de maiúsculas) e não devem ter mais do que três linhas de comprimento.

2. O primeiro parágrafo de seu press release deve ser composto por uma sentença.

3. Cada parágrafo seguinte NÃO deve exceder seis linhas de comprimento.

4. Sempre abrevie Corporação, Incorporado, Companhias e Limitada no nome de uma empresa, exceto quando estas forem uma parte do nome da empresa.

5. Troque "Hoje" para o dia da semana em que o release está sendo enviado.

6. Abrevie todos os meses, quando associados à data: Jan., Fev., Ago., Set., Out., Nov., e Dez., mas escreva de forma completa quando usado sozinho ou com apenas com o ano. Exemplo: Dezembro, 2003 OU Dezembro passado.

7. Cargos devem aparecer em minúsculo a menos que eles precedam o nome da pessoa. Exemplo: Vice-Presidente T. Murray Toomey OU T. Murray Toomey, vice-presidente da......

8. Números de 1 até 9 devem ser escritos por extenso. Qualquer número maior do que 9 deve ser usado em numeral. (Existem exceções, como percentuais, milhões...)

9. Escreva em minúsculo norte, sul, noroeste, nordeste, quando eles indicarem direção. Coloque a primeira letra em maiúsculo quando designar regiões. Exemplo:

* Os costumes do Norte são diferentes.
* A tempestade começou no Sul.

Nenhum comentário: