26 de junho de 2008

Onde está o RP?

Hoje consegui ler com bastante atenção um blog que já gostei de cara (e está na minha lista Eu Gosto, no lado esquerdo da tela), quando acessei há alguma semanas. É o Caneta de Prata, da relações públicas Kelly Dayane. É tipo uma revista de variedades, com assuntos de política, artes, cidades. Kelly formou-se aqui em Macapá, e aqui permanece, pelejando com simpatia e altivez pelo reconhecimento da sua profissão, que é "invisível" no mercado se formos comparar com as co-irmãs do ramo da comunicação, jornalismo e publicidade e propaganda. É com Kelly que vou contar para fazer uma apresentação, na empresa onde trabalho, sobre o que é o RP, o que faz, seus instrumentos e métodos de trabalho, e sem esquecer quais os pontos de interligação com o trabalho do jornalista. É pouco provável que ela venha se preocupar com miudezas como definir quem é que faz o jornal institucional - RP ou Jornalista, até porque nesta seara quem define mesmo é o mercado, a disposição e a competência, e muitíssimo provável que traga uma colaboração importante ao profissionalismo da comunicação organizacional da empresa.

Entre os vários sites que falam do assunto, sugiro o Mundo das RPs. Está repleto de conceitos, cases, lista de discussão e tem até glossário.

2 comentários:

Alcinéa Cavalcante disse...

Eu também gosto do Caneta de Prata. Tô sempre dando uma espiadinha por lá.

Anônimo disse...

Querida, não pude comentar antes, mas aqui estou!
Obrigada por mencionar o meu nome, me sinto honrada em ser lembrada por você. Realmente, o Relações Públicas, ou RP como é carinhosamente chamado é um profissional discreto, comparado ao jornalista e aos publicitários, porém não menos importante. A matéria ficou ótima, e onde está o RP? Olha eu aqui, p/ fazer muito barulho e mostrar o potencial desse simpático profissional. Querida, parabéns pelo blog, você é show. Vou postar no caneta uma matéria falando da atuação do jornalista, esse querido profissional que vai muito além da release.
Abraços da Relações Públicas, Kelly Paulino!

canetadeprata.zip.net