22 de junho de 2008

Fuzileiros no campo de pesquisa


Tenente Nunes (Marinha) e o supervisor do campo experimental, Adinomar, observando o cupuaçuzeiro.

Mais uma vez o campo de pesquisa agropecuária (incluindo o alojamento) da Embrapa, em Mazagão, serviu de área de treinamento para um grupo de fuzileiros navais da Marinha, subordinados ao IV Distrito Naval, sediado em Belém (PA). São cabos, sargentos e tenentes simulando ações de defesa das fronteiras da Amazônia, preparando-se para o combate a guerrilheiros. Esta não estava no scrpit quando fomos ao campo para acompanhar um Dia de Campo sobre cultivo de cupuaçu e de feijão-caupi. Mas nem por isso dispensamos a notícia, que pode muito bem interessar a blogueiros e colunistas. Nesse caso é fundamental associar a presença dos militares a alguma curiosidade que remeta diretamente ao trabalho da pesquisa, e isto deve se refletir na informação do texto e nas fotografias.
Para começo de conversa, a curiosidade comum de saber como é o treinamento, quando começou e termina, o objetivo. "Nesta simulação nós somos o grupo contrário ao Governo e queremos estabelecer uma zona livre", explicou o Tenente Nunes, que aproveitou para matar, também, a sua curiosidade sobre a clonagem de cupuaçuzeiro, uma das primorosas tecnologias da Embrapa. No total, 100 fuzileiros estiveram uma semana treinando no município de Mazagão.

3 comentários:

Jornalismo de Saia disse...

Amiga, estou passando para visitá-la!!!
Muito bom o seu blog!
Um forte abraço!

Antonio Carlos disse...

Dulcivânia, que boa a proposta do seu blog. Parabéns.
Antonio Carlos Góes

Dulcivânia Freitas disse...

Obrigada pela força, Antônio Carlos....não resisti, escrevi sobre o teu blog (que gostei de ver e ler) lá no meu...rssssssssss