27 de maio de 2008

Informativo interno

O setor de Recursos Humanos é um celeiro de pautas para o informativo interno. Considero importante conquistar os funcionários deste setor, para tornarem-se agentes informais de comunicação. Mais do que preparar a folha de pagamento, o RH tem atribuições intrísecas à comunicação organizacional, quando promove ou apóia atividades esportivas, culturais e sociais, congrega empregados de todos os níveis hierárquicos e, muitas vezes, integrando seus familiares.
Minha experiência de hoje foi nessa linha. O nosso Setor de Gestão de Pessoas (SGP) fez uma parceria com o Sesc Amapá, para que os colegas pudessem renovar ou fazer pela primeira vez, a carteirinha que dá direito a ótimos descontos em vários benefícios, como cinema, academia, aulas de natação etc.
A mobilização do pessoal dias antes contou com o apoio da comunicação, por meio do Meio do Mundo Extra,informativo eletrônico distribuído somente com informes ou matérias com conteúdo de urgência, que não podem esperar o Meio do Mundo regular (que é quinzenal). Ao mesmo tempo, a chefe do SGP foi pessoalmente falar da data, local e hora que o funcionário do Sesc estaria na empresa. Na véspera, reforçamos o Meio do Mundo extra. O resultado foi ótimo, muitos colegas usufuíram da comodidade.
Claro que isso não é assunto para a imprensa externa, mas do ponto de vista do informativo interno é uma pauta de grande importância. Para render uma matéria atraente, precisamos de depoimentos dos beneficiados - empregados e familiares - e fotos que retratem a satisfação dos empregados com esta iniciativa do SGP.
E aí entra o critério jornalístico na edição dos depoimentos (redação dos textos e diagramação) e das imagens, senão seria um mero relatório técnico. Isso não é tão fácil, precisa de tempo, de recursos à mão e, se o assessor tiver muita sorte, contará com uma pessoa de apoio para ser uma espécie de repórter do informativo. Estou lutando para chegar a este estado de sorte.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Dulcivânia, curti seu blog, a idéia é muito legal, um espaço interessante para trocar idéias. bjs

Dulcivânia Freitas disse...

Luciana, valeu! tua opinião é importante, vc é franca e blogueira das boas.

Unknown disse...

Olá... gostei da simplicidade que vc escreve. Muito bom o texto... parabéns! Já estou lhe seguindo. Força aí!