28 de maio de 2008

Agir no imprevisto

Surgiu um imprevisto e temos que ajudar os colegas responsáveis por outras tarefas? É bom estar disponível, dentro da nossa possibilidade, porque descobrir um santo para cobrir outro é falência gerencial. O que acontece neste momento, agora, é mais um aprendizado interessante. Os estudantes de uma escola agrícola da Guiana Francesa indicaram uma data de visita aos laboratórios e campo experimental da Embrapa, mas não confirmaram. Só que eles vieram sim, e com a melhor cara do mundo de vontade de aprender e trocar conhecimentos com os técnicos.
O anfitrião da turma em Macapá é o Paulista, da Fetagri, que acompanhará os estudantes no roteiro de visitas a várias instituições, inclusive às escolas famílias rurais de Mazagão. Felizmente, o professor, Carlos Alberto de Carvalho Junior, um brasileiro que vive na Guiana e fala francês fluente, serve de intérprete para todos.
Como cultivamos a cultura da prioridade no atendimento ao visitante, rapidamente foi formada uma força-tarefa para mobilizar pesquisadores e técnicos. Agora, imagine que no mesmo horário temos uma mesa-redonda coordenada por Pedro Ramos (Conselho Nacional dos Seringueiros), na programação de elaboração do novo Plano Diretor da Embrapa Amapá. Mas enfim, é preciso agir...falei pessoalmente com o pessoal dos laboratórios de solos, de alimentos e de insetos, e todos se prontificaram a interromper suas atividades para receber os estudantes. Telefonei para a imprensa, não há tempo para produzir releases.
O chefe-geral também entrou na roda, fez as honras da casa no auditório; em seguida, o chefe do setor de Comunicação e Transferência de Tecnologias falou sobre a história da empresa, sua missão, objetivos e pesquisas realizadas no Estado do Amapá.
Com tantas matérias acumuladas que tenho a concluir até sexta-feira, escalei a estagiária de jornalismo, contratada para o projeto das moscas-das-frutas, para acompanhar a visita e atender os jornalistas que, porventura, possam atender nosso chamado inesperado. Se não puderem, normal, porque não podemos concorrer com factuais quentíssimos, como a greve de rodoviários e a retirada dos moradores de uma área de invasão. São pautas imperdíveis para as equipes de externa hoje, mas para a assessoria de comunicação da Embrapa Amapá a grande notícia é a visita dos estudantes, então nós é que temos de produzir o material e enviar prontinho para as redações.

Ainda hoje entram as fotos da visita, aqui neste blog.

Nenhum comentário: