26 de maio de 2008

Valor de notícia

Para uma pauta fazer sentido aos olhos do produtores, chefes de reportagem e editores, o assessor precisa agregar valor de notícia a um fato promovido pela empresa assessorada. O que danado é isso?! é identificar um "gancho" para a sugestão de pauta, que pode variar de abordagem conforme o veículo (rádio, TV, impresso, revista, blog). O começo de tudo é uma conversa com a fonte interna, a pessoa diretamente ligada ao fato. Depois, a redação, em seguida uma revisão (de informação) feita pela fonte, até para não corrermos o risco de errar feio e, por tabela, fazer os coleguinhas errarem e o povo todo ficar no prejuízo de não ter a informação correta.
Esta semana, temos mais um desafio desse. Vamos receber, no campo experimental, estudantes de uma escola agrícola da Guiana Francesa, e teremos a participação de pesquisadores na Semana do Meio Ambiente (promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente). O entrosamento com as fontes internas será fundamental para o sucesso na divulgação jornalística, preciso das informações sempre fluindo em minha direção, para que eu possa captá-las e agregar valor de notícia.
Além dos cuidados já citados, logicamente o texto feito para os impressos não poderão ser enviados para as rádios e TVs. Daí que é preciso produzir quatro versões: impresso (matéria aspeada e titulada, com foto); rádio (nota, em linguagem bem simplificada e descritiva); TV (sugestão de pauta, sem esquecer as dicas de imagens); sites (mesmo texto e fotos do impresso); blogs (notas e muitas fotos).
E isso ainda não basta, porque algumas emissoras de TVs costumam convidar para entrevista no estúdio, e isso também precisa do nosso acompanhamento, desde explicar o perfil do programa e do entrevistador, até a preparação de um release especial para colaborar com o entrevistador. Ah, não é obrigatório, mas é bom lembrar também de ver um "gancho" especial para os veículos da empresa: newsletter semanal e o jornal impresso mensal, enviado para a casa dos 8.300 empregados da Embrapa de todo o Brasil.

Um comentário:

Bia Natario disse...

Olá, vc teria como mandar modelos de releases específicos para cada veículo ou, pelo menos, dar mais dicas para cada um? Meu e-mail é bianatario@gmail.com.
Obrigada.