11 de maio de 2010

Mídia alternativa

Na próxima sexta-feira será inaugurado o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em São Paulo, com a realização do seminário “A Mídia e as eleições 2010”. É complicado (e oneroso) demais para quem mora em Macapá ir ao evento, mas é viável adaquirir, em lojas virtuais, a bibliografia que será divulgada no local pela Editora Fundação Perseu Abramo. Veja a lista sugerida:

“A Síndrome da Antena Parabólica” – o livro reúne ensaios de Bernardo Kucinski, nos quais o intelectual debate no contexto que revela o seu mais pleno significado, o da arena política. Nos textos Kucinski reitera a importância de se equacionar o jornalismo com o conjunto das instituições e práticas indispensáveis para a consolidação da experiência democrática. Suas críticas visam alimentar o debate mais amplo sobre o necessário aperfeiçoamento dos mecanismos pelos quais a sociedade possa ter uma relação mais equilibrada, transparente e participativa com os meios de comunicação.

“Mídia – Crise Política e Poder no Brasil” – Nesta obra Venício A. de Lima aborda a relação entre mídia e política, onde analisa a cobertura da crise política, recheado de casos gerais de omissão, saliências e distorções e exemplos de coberturas específicas de veículos como Veja, Época, Jornal Nacional, O Globo e Folha de S.Paulo. O livro trata ainda da concentração da mídia brasileira e discute provocativamente a velha questão sobre qual dos dois veículos é mais importante para a formação da opinião pública no Brasil: o jornal ou a TV.

“Mídia nas Eleições de 2006” – nesta obra organizada por Venício A. de Lima o leitor encontra artigos de 16 autores que giram em torno de temas como a cobertura jornalística das eleições, o papel da mídia e alternativas para o aprimoramento do funcionamento da mídia na democracia brasileira.

“Jornalismo na Era Virtual – Ensaios sobre o Colapso da Razão Ética” – Bernardo Kucinski faz uma análise crítica e perspicaz da imprensa e das mudanças na mídia em nível global. Uma provocadora discussão sobre o papel do jornalista e da ética diante de um universo que tem passado por inovações radicais nos últimos anos.

“A TV aos 50 Anos – Criticando a Televisão Brasileira no seu Cinqüentenário” - o livro reúne textos críticos sobre a Tv no Brasil assinados por Eugenio Bucci. Enquanto muitos buscam apenas motivos para festejar os êxitos da televisão brasileira – que é uma das maiores do mundo –, os artigos deste livro pensam problemas. Em vista do papel que a televisão alcançou no Brasil e no mundo, criticá-la torna-se fundamental, um exercício de utilidade pública.

“Um Trabalhador da Notícia – Textos de Perseu Abramo” – organizado por Bia Abramo, a obra é uma coletânea da produção jornalística e política de Perseu Abramo durante mais de 35 anos. Obra que dá uma nova dimensão à produção intelectual deste que foi um dos mais importantes jornalistas brasileiros.

“Software Livre – A Luta Pela Liberdade do Conhecimento” – volume da coleção “Brasil Urgente” assinado por Sergio Amadeu da Silveira. O movimento do software livre luta pelo compartilhamento do conhecimento tecnológico. Enquanto o softaware proprietário se orienta em benefício do fabricante, o software livre se orienta principalmente para o benefício de seus usuários. A disputa pelo domínio das técnicas e tecnologias de armazenamento, processamento e transmissão das informações ocupa hoje o centro estratégico das economias nacionais. Saber fazer programas de computador será cada vez mais vital para um país.

Nenhum comentário: