4 de maio de 2010

Concurso de vídeo e foto

Igarapé no município de Cutias (AP)


Água em abundância. Esta é uma das imagens mais fortes projetadas da Amazônia brasileira, com seus rios perenes, navegáveis. Um deles é o o rio-mar Amazonas, que emoldura a cidade de Macapá e aqui é admirado e também desprezado, talvez na mesma proporção se formos levar em consideração a quantidade de exposições fotográficas temáticas sobre o Amazonas que realça sua beleza, mas também denuncia o lixo e entulhos acumulados no leito. Estes e outros aspectos podem valer um prêmio a olhares mais atentos que se aventurem a registrar o inusitado (sempre existe!). É que estão abertas as inscrições do 1º Concurso de Foto e Vídeo Olhares sobre a Água e o Clima.

O concurso é promovido pelo WWF-Brasil, Agência Nacional de Águas (ANA) e o grupo HSBC. Foi anunciado com o objetivo de retratar os temas em suas mais diversas manifestações, sejam sociais, culturais, simbólicas, econômicas, artísticas e até religiosas. Neste último aspecto vale lembrar as procissões fluviais do Círio de Nazaré em Belém (PA) e em Macapá (AP).

Rio Araguari, município de Ferreira Gomes (AP)


A ideia é mostrar os outros sentidos e olhares sobre estes elementos da natureza, para além dos conceitos cotidianos e concretos.As imagens poderão mostrar a água em sua relação com o clima e em diversas formas, preservadas ou degradadas, suas características, simbolismos e usos, nos mais amplos aspectos.

O primeiro colocado em cada categoria receberá um troféu, uma viagem de 4 dias e 3 noites para conhecer as águas cristalinas de Bonito (MS) – incluindo passagem aérea de alguma capital brasileira ida e volta, hospedagem, traslado e refeições – e um kit dos realizadores do concurso.

Qualquer pessoa maior de 12 anos, residente no Brasil, pode participar.

As etapas de inscrição dos participantes, envio dos trabalhos e votação dos trabalhos selecionados serão feitas, exclusivamente, pela internet, neste endereço www.olharesaguaeclima.org.br
Fique bem atento (a) às datas:
1.A inscrição dos trabalhos concorrentes vai do dia 22 de março até 31 de maio de 2010;
2.O período de votação aberta na internet vai do dia 03 de junho até 18 de julho de 2010;
3.A divulgação dos vencedores pela comissão julgadora será no dia 25 de julho de 2010;
4.Os trabalhos selecionados deverão ser enviados em mídia digital e impressa para os Promotores, em conformidade com o item 5 do presente regulamento, juntamente com o Termo de Utilização de Imagens e/ou Vídeo, preenchido e assinado, até a data de 30/07/2010.
5.O evento de premiação será no dia 05 de agosto de 2010.
6.A viagem de premiação do primeiro colocado de cada categoria para Bonito-MS será de 09 a 12 de setembro de 2010.

Rio Flexal, município de Amapá (AP)


As fotos que ilustram este post foram cedidas, com todo carinho, pela pesquisadora da Embrapa, Ana Elisa Montangner.


Saiba tudo sobre o concurso aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse concurso é muito confuso! existem milhares de fotos misturadas com as do concurso que não tem nada com o tema: "agua".