30 de março de 2010

Concurso para Jornalista no Amapá

Para jornalistas (diplomados) que têm interesse em trabalhar em assessoria no Amapá, apareceu mais uma oportunidade de concurso em instituição pública. O recém-criado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) está com as inscrições abertas para o primeiro concurso público. Tem apenas uma única vaga para jornalista, claro que é insuficiente para atender as demandas e responsabilidades que se exige hoje de um gestor de comunicação, mas ainda assim a instituição merece elogios porque, como parâmetro temos a Universidade Federal do Amapá (Unifap) - com poucos mais de 20 anos, eu acho - que jamais teve jornalista ou qualquer outro profissional de comunicação em seu quadro de servidores.

O salário base oferecido pelo IFAP é R$ 2.307,85. A jornada de trabalho é de cinco horas diárias (segunda a sexta), perfeitamente de acordo com a legislação trabalhista do jornalista no Brasil.

Em resumo, o futuro jornalista do IFAP terá como atividades de rotina recolher, redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos. Fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

E o programa para estudar? Além das teorias da comunicação, funcionalista, conceito de jornalismo, etc e tal, consta também manutenção de conteúdos em portais, blogs e sites. Isso que é saber elaborar um edital para o cargo de jornalista, só não sei como um único jornalista vai conseguir cumprir todas as atribuições previstas no edital, mas só em ver que os elaboradores têm a noção certa dos meandros de assessoria, já é um alento para o desenvolvimento desta atividade no IFAP.

Quem tiver interesse, é só ler edital completo no site do IFAP

Nenhum comentário: