24 de outubro de 2009

Jornalista porta-voz

Demonstração de valor à profissão de jornalista pelo governador do Rio de Janeiro.

23/10/2009 - 11h21
Cabral manda exonerar porta-voz da PM no Rio após declarações sobre caso AfroReggae

DIANA BRITO
colaboração para a Folha Online, no Rio

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), mandou exonerar do cargo o porta-voz da Polícia Militar, major Oderlei Santos, devido às declarações dadas por ele à imprensa sobre a atitude de dois PMs suspeitos de omitir socorro e ficar com os pertences que haviam sido roubados do coordenador social do AfroReggae, Evandro da Silva, morto na madrugada de domingo (18). Para o governador, Santos agiu como "advogado dos policiais".

* Capitão da PM nega ter omitido socorro
* Comandante admite erro da PM do Rio
* Polícia do Rio divulga retrato falado de suspeito

De acordo com Cabral, o relações públicas minimizou o envolvimento dos policiais ao declarar à imprensa que eles haviam "apenas" cometido desvio de conduta. "Um porta-voz da instituição não pode se comportar como advogado dos policiais", afirmou Cabral durante evento na Fecomércio, no Flamengo (zona sul), nesta sexta.

O governador do Rio ainda afirmou que os porta-vozes da PM terão que ser jornalistas, e não mais oficiais da corporação, como acontece também nas Forças Armadas.


A determinação sobre a exoneração foi dada ontem por Cabral, e o comandante da corporação, Sérgio Duarte, oficializou o afastamento de Santos do cargo hoje.

Também na quinta, o comandante da PM admitiu que houve falha da corporação no caso. "A PM errou, trabalhou mal. Temos que ser maduros e profissionais suficientes para admitir o erro. É imperativo pedir desculpas", afirmou.

Um comentário:

PEDRO CAVALCANTE disse...

Realmente essa notícia foi uma bomba para sociedade carioca. Ainda mais por um dos polícias ser capitão. Ocorridos como esse entristece qualquer otimista, image como deve ser comum policias roubarem ladrões. Esse caso foi divulgado por haver câmeras de segurança e uma figura importânte de inclusão social. E o pior de tudo é que de onde estamos, não há nada a fazer.