29 de outubro de 2009

Eu, bitolado?

Se alguém quiser treinar depois de ler o texto, sugiro uma pergunta: "Governador, por que a Expofeira é realizada em meses diferentes todos os anos?". Mas atenção, essa é apenas a primeira pergunta, você não deseja ser um bitolado não é mesmo.

História das bitolas

Por: José Roberto Whitaker Penteado Filho

“A bitola padrão (distância entre os trilhos) das estradas de ferro americana é de 4 pés e 8 ½ polegadas. É um número bem esquisito.
E por que essa bitola é usada? Porque é essa a bitola usada na Inglaterra e as ferrovias americanas foram construídas por ingleses.

Mas por que os ingleses usam essa bitola? Porque as primeiras linhas foram construídas pelos engenheiros que construíram os primeiros bondes e foi essa a bitola usada.

Mas então por que era essa a bitola?
Porque o pessoal que construiu os bondes usava os gabaritos e ferramentas para fazer as diligências, que usavam essa bitola.

Tudo bem, mas por que as diligências usavam essa bitola?
Porque se usassem qualquer outra bitola as rodas quebrariam nos sulcos das estradas inglesas, que têm sulcos muitos uniformemente cavados.

Mas por que as estradas inglesas têm sulcos tão uniformes?
Porque as estradas inglesas, como a maioria das velhas estradas européias, foram construídas pelos romanos para a movimentação de suas tropas. E as carroças e as bigas usavam a mesma bitola para não quebrarem nos sulcos da estrada”.
Então chegamos à pergunta original. A bitola padrão das ferrovias americanas é de 4 pés e 8 ½ polegadas porque deriva das especificações originais das carroças militares do exército romano, que foram determinadas para que pudessem permitir a passagem de duas bundas de cavalo lado a lado.

Mas não termina aí. Quando você vê o Space Shuttle em sua base de lançamento, sempre há dois foguetes propulsores auxiliares presos a ele perto dos tanques de combustível, chamados de SRB (Solid Rocket Booster). Os SRBs são feitos de Thiokol, numa fábrica em Utah. Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-los um pouco mais largos, mas ele deviam ser enviados de trem até Cabo Canaveral. E existem túneis no caminho, construídos para comportar um trem, cuja largura é, claro, aproximadamente a de duas bunda de cavalo. Portanto, o desenvolvimento de um dos maiores projetos de transporte da humanidade foi originalmente determinado pela largura de duas bundas de cavalos romanos.

A história é um pouco longa e ocupou quase todo meu espaço. Mas o que tenho a dizer é curtinho e to-the-point: se você quiser não ser tão bitolado, na vida, mantenha-se sempre atento e nunca deixe de perguntar o porquê das coisas”.

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