30 de outubro de 2009

Conferência de comunicação

A 1ª Conferência Estadual de Comunicação do Amapá (CONECOM) tem como tema “Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital”.
Está marcada para os dias 17,18 e 19 de novembro, na cidade de Macapá, em local a ser definido.

Os trabalhos serão dirigidos por uma Mesa Diretora composta de 12 membros, que integrarão três comissões auxiliares: Comissão Eleitoral, Comissão de Credenciamento e de Redação e Sistematização.

A Conferencia será presidida pelo secretário de Comunicação do estado do Amapá, jornalista Marcelo Roza, ou por integrante do COE por ele indicado, conforme consta no Regimento.


Mas o que é uma Conferência? Um mecanismo de participação da sociedade civil no processo de formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas para diversos setores da sociedade. Com realização periódica e etapas descentralizadas (municipal, estadual e municipal), na prática uma Conferência cumpre o papel de garantir um espaço dinâmico de reflexão e discussão, assegurando à população um controle social mais efetivo sobre as políticas públicas. É bonito, mas não é fácil nem tão pacífico. O Governo Lula já realizou várias Conferências, mas faltava a de Comunicação, que finalmente será realizada de 14 a 17 de dezembro de 2009, em Brasília.

Poderão participar da I Conferência Estadual de Comunicação, de acordo com o Regimento, os membros da Comissão Organizadora Estadual e os cidadãos e cidadãs do estado do Amapá. Mas atenção: A Conferência Estadual não ultrapassará o número de 151 delegados, sendo 20% do poder púbico, 40% da sociedade Civil e 40% da sociedade civil empresarial; respeitando a equidade de gênero.

Os delegados estaduais, que irão representar o Amapá na etapa nacional, serão eleitos pelos participantes credenciados com direito a voto. As votações serão organizadas por cada segmento representativo.

A Comissão Organizadora da Conferência Nacional tem a expectativa de reunir 1.664 delegados de todos os estados para participar das discussões da etapa nacional.

Antes da realização da Conferência Estadual, aconteceu no dia 26/10, em Macapá, o Seminário Preparatório (sem eleição de delegados). Entre os participantes estava a blogueira Luciana Capiberibe, que publicou no seu blog carta aberta sugerindo que a Conferência Estadual seja regida por "regras e dinâmicas de funcionamento claras", observando que houve "falta de integração entre os diversos assuntos e nem um eixo central que organizasse as idéias e propostas que estavam sendo levantadas", e relatando que "depois de participar pela manhã e a tarde eu tive cerceado, junto com outros dois companheiros que lá estavam, o direito de fazer uma pergunta". Para ler toda a carta, clique aqui

Nenhum comentário: