28 de março de 2009

Reportagem interna

Do Manual de Textos Jornalísticos da Embrapa: "O jornalista que atua em assessoria é um facilitador da comunicação e deve ter o perfil do profissional obrigatoriamente atento a procedimentos que identifiquem perfeitamente a instituição e que zelem por sua imagem".

Significa que espera-se do assessor da Embrapa, que ele entenda perfeitamente o que é um dia de campo, um comunicado técnico, uma cultivar, um banco de germoplasma, uma parcela (não é a prestação da geladeira ok), uma expedição científica, um pupário etc etc.

E para que o assessor desta empresa entenda perfeitamente tudo isso e simplifique para o distinto público leigo, obrigatoriamente ele precisa levantar da cadeira e fazer a boa e velha ronda. Ou seja, ser repórter, perguntar, questionar, ser chato, fazer perguntas óbvias (do ponto de vista do entrevistado), perguntar de novo, pedir pra ir junto ao campo.

Isso também é construção da imagem da empresa.

Nenhum comentário: