9 de outubro de 2008

Licitação para portal

Recebo regularmente a newsletter da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) com conteúdo voltado para a divulgação das ações de comunicação das instituições do Governo Federal, incluindo os Ministérios, empresas públicas e outros órgãos da administração direta e indireta.

O editor do boletim informativo é o jornalista Jorge Duarte, do quadro da Embrapa cedido atualmente para a Secom. Trata-se de um dos poucos jornalistas do Brasil contectado e conhecedor, por experiência profissional e por estudos teóricos, das áreas de assessoria, redação e academia.

Como o cadastro é restrito aos agentes de comunicação dos órgãos federais, pretendo socializar aqui informações que possam contribuir para os coleguinhas aperfeiçoarem suas práticas de assessoria ou mesmo apenas para tomarem conhecimento das fontes primárias de acesso a informações de interesse público.

Hoje mesmo recebi um número que fala da licitação da Secom para o novo portal na Internet. Abaixo, a chamada:

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) vai criar um novo portal na Internet voltado para a promoção da imagem institucional do Brasil no Exterior e que contribua para a atração de novos investimentos estrangeiros.

Além disso vai reformular o portal de internet do Governo Federal, com o objetivo de torná-lo um canal mais atraente, acessível e funcional para o cidadão. Para tanto, lançou o edital (nº 03/2008) de contratação de empresa de comunicação digital para prestar serviços de planejamento, concepção, desenvolvimento, implementação e atualização do portal e sítios da Presidência da República.

O edital foi publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira (dia 6/10), seção 3, página 3, na modalidade da concorrência "técnica e preço", e valor estimado do contrato de R$ 11,1 milhões para o período de 12 meses. A empresa vencedora da licitação também reformulará os sites da Presidência da República e fará a manutenção dos mesmos.

Para contribuir na confecção do edital, dar transparência ao processo de contratação e permitir a ampla participação dos interessados, a Secom promoveu audiência pública, em 28 de abril, com a presença de 21 empresas do setor. A publicação do edital de comunicação digital segue a linha da Secretaria de Comunicação Social de colocar em prática as orientações do Tribunal de Contas da União (TCU) para promover licitações específicas para os diversos serviços de comunicação (pesquisa, assessoria de imprensa, conteúdos em meios digitais etc).

Outras duas concorrências da Secom estão em andamento: contratações de uma empresa de assessoria de imprensa e de relações públicas para promover o País no exterior e outra para a realização de pesquisas de opinião.

"Além de atuação voltada ao público estrangeiro,é importante frisar que o edital foi concebido para atender uma necessidade do cidadão e do governo federal com conteúdo e funcionalidades que direcionem o cidadão para os serviços de utilidade pública do Estado, ", disse Ottoni Fernandes Jr, Secretário Executivo da Secom.


Outro assunto pautado na newslterra da Secom:

A sociedade terá ainda mais informações eletrônicas sobre o andamento de processos e petições protocolados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A partir dessa quinta-feira (2/10), os cidadãos e o setor regulado terão acesso a 37 status relacionados à tramitação de documentos pelo site da Anvisa.

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