14 de junho de 2008

Do you speak english?

A estudante de jornalismo Amelline Borges e o assessor de comunicação da Embrapa em Brasília, jornalista Edilson Fragalle.

É muito provável que a Embrapa contrate mais jornalistas, relações públicas e designers até 2010. Há uma convergência de fatores para isso acontecer: nos próximos dois anos e meio, a empresa vai abrir 1.120 novas vagas em todo o país (não só para pesquisadores, vale lembrar) e criar três novos centros de pesquisas: Maranhão, Tocantins e Mato Grosso do Sul.
Como a meta institucional é ter pelo menos um profissional de comunicação em cada unidade da empresa e já se pensa em abrir vagas para jornalistas nos laboratórios e escritórios do exterior, o contigente atual não atenderia a esse alargamento da comunicação social da empresa. Além disso tudo, a empresa vai reformular sua política de comunicação, que começou a vigorar há 13 anos e contou com consultoria de Wilson Bueno, uma das referências em jornalismo científico e comunicação organizacional na América Latina.
Detalhe: o próximo concurso para jornalistas certamente vai exigir um perfil mais adequado ao novo desenho institucional da empresa: internacionalização das suas atividades de pesquisa e transferência de tecnologias, criação da Embrapa Participações (para licenciamento da marca etc), uso intensivo da web e mídias digitais e impressas para desenvolver ações de comunicação agregadas a produtos tecnológicos. Portanto, quem tem interesse é bom que fale, ao menos, uma língua estrangeira fluentamente; conheça bem como produzir para a web e conhecimento de relações político-econômicas internacionais.
A forte tendência de internacionalização da Embrapa e a conseqüente necessidade de profissionais de comunicação capacitados para atender a empresa no exterior, foi um toque do chefe da Assessoria de Comunicação Social (ACS), Edilson Fragalle. Ele esteve em Macapá esta semana, acompanhando o presidente da empresa (Dr Sílvio Crestana) e falou um pouco do seu trabalho com a estagiária da Área de Comunicação da Embrapa Amapá, Amelline Borges.
O bate-papo nós cedemos gentilmente ao blog Meca da Notícia, das jornalistas Dione Amaral e Neide Dolla, por sinal incluído na minha lista "Eu gosto". Será publicado lá na próxima segunda-feira.

Nenhum comentário: