25 de maio de 2008

Sugestão de papo

Acredito na eficiência de todos os veículos de comunicação e tipos de mídias, desde que utilizados com critério, mas nunca escondi de nenhum cristão minha preferência pelo impresso. Também nunca considerei assessoria de comunicação uma atividade menor para o jornalista, desde que conserve o mais sagrado e inalienável mandamento do ofício: o feeling para a notícia.
Impresso e assessoria são os dois 'territórios' onde tenho fincado os pés nos últimos 12 anos. Um de cada vez, como recomenda o elementar e óbvio senso de ética. Atualmente, estou assessora, afastada da Redação. O inverso poderá acontecer, ou não. Então, vou mais é curtir e aproveitar este momento profisssional maravilhoso e falar da minha rotina. Mas veja bem, da rotina além do release, aqueles fatos que fazem parte das múltiplas atividades de uma assessoria. Situações que colocam em cheque a disposição e a habilidade do profissional que, na essência da formação acadêmica, é um comunicólogo.
Venha de onde vier, da Redação, da Assessoria ou da Academia, seja bem-vindo.

14 comentários:

Anônimo disse...

Oxi minina!
Mandou bem :)
Fico feliz em ser o primeiro a meter p bedelho em seu blog.
Vida longa, pois!

Dulcivânia Freitas disse...

Obrigada pelo incentivo, Chico. Gostei do oxi, onde andas ouvindo isso?...rss abs!

Maria disse...

Opa, vc esqueceu os que são comunicólogos e que estão nas empresas fazendo produtos de comunicação, facilitando o papo entre a empresa e o investidor, a empresa e o funcionário, a empresa e a sociedade, como eu. Continuo jornalista, faço jornalismo, sou jornalista...
Vc e seu texto sempre muito bom!
beijos e saudades de tu, bicha doida!

Dulcivânia Freitas disse...

Oi Maria, há controvérsias se o que fazemos é jornalismo, quando estamos em assessoria. Acho que vale a pena discutir essa questão.
Também tenho saudades de ti, já se vão 12 anos da nossa formatura. Daqui a pouco teremos estagiários nascidos nos anos 90..rssss. Beijo!

Anônimo disse...

bacana essa iniciativa sua dudu... aprender a fazer assessoria é algo q para mim, se aprende mesmo na pratica. a faculdade ainda não captou ainda a essência deste campo. o bom da assessoria é q ela dá uma estabilidade financeira maior... mas faz dar uma saudade da porra-louquice das redações... e não me fale em comunicólogos por favor. tem uma jornalista q tive o desprazer de conhecer q vive cuspindo esse título. incompetente e burra até o ultimo volume

Anônimo disse...

Dudu, muita disposição para escrever hein. Dois blogs, com emas distintos, e duplamente bacanas (a importência de cada fica a critério de cada leitor teu). A proposta colocada aqui é instigante, quem está em assessoria se afunda nessas discussões da caomunicação "empresarial, organizacional, negocial, estratégica etc etc". Parabéns, pois o trânsito redação - assessoria não é fácil. bjs Fabíola

Dulcivânia Freitas disse...

E aí Leo, no dia-a-dia a principal diferença é que na redação a preocupação é com o produto em si, em produzir a matéria e cumprir a pauta; enquanto na assessoria tem isso também e + os relatórios, a comprovação de veiculação (clipping), horas e horas em reuniões internas importantes, a criatividade nas pautas do jornalzinho interno e ações pontuais de comunicação para determinados setores da empresa. Nos dois lados, todo mundo que é ralmente trabalhador, trabalha e muito, viu amigo.

abraços!

Unknown disse...

Desejo muitas felicidades em mais novo blog (essa mania pega), mas se for pra ter esse tipo de discurso em pauta vale a pena ter um. faço votos para que dure por muito tempo.
estimas, :)

Dulcivânia Freitas disse...

Pois é, Fabíola..a pilha tá potente, e olha que ainda tenho disposição para 'papear' nos comentários. Aparece sempre tá, vc tem muito o que trocar com a gente, pela experiência de mandar bem em Redação e em assessoria. bjs.

Dulcivânia Freitas disse...

Amelline, vale a pena também ter vc aqui. bjs

Anônimo disse...

Ana Lúcia Rolim, Parabéns pelo blog, está estupendo!Q ele complete vários aniversários sem perder a boa qualidade dos seus textos.Qndo chegares aqui vamos brindá-lo com uma caninha brejeira e uma boa carne de sol, bjs.

Dulcivânia Freitas disse...

Ana Lúcia Rolim, vc como ótima RP já pode pensar nesse evento gastronômico, tô dentro! bjss

Anônimo disse...

Menina, teu blog tá muito pai d'égua e vai dar uma grande contribuição para assessores e futuros assessores.
Vou te linkar e estarei todos os dias por aqui, claro.

Dulcivânia Freitas disse...

Muito honrada, Alcinéa. Obrigada pela força.