4 de maio de 2012

Prêmio para jornalismo científico

Eis uma iniciativa que valoriza a divulgação científica no nosso País, por meio da comunicação. Estão abertas, até 18 de maio, as inscrições ao Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, destinado às iniciativas que contribuam para tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas do grande público. O Prêmio José Reis foi criado pelo CNPq em 1978 como reconhecimento do trabalho do professor José Reis. Ainda em vida, o prêmio já levava seu nome.

Serão três categorias premiadas: "Divulgação Científica e Tecnológica", ao pesquisador ou escritor como divulgador da Ciência; "Jornalismo Científico", ao jornalista destaque da área, e "Instituição", premiando a instituição ou o veículo de comunicação que mais apoiou a divulgação científica.

Quanto aos prêmios, na Categoria Instituição e Veículo de Comunicação:
- Troféu
- Participação na Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC), que este ano será realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), julho 2012.

Categorias Jornalismo Cientifíco e Divulgação Científica e Tecnológica
- R$ 20 mil
- Troféu
- Participação na Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC).

José Reis foi médico, pesquisador, jornalista e educador. Nasceu no Rio de Janeiro e morreu em São Paulo, no dia 16 de maio de 2002, aos 94 anos. Em 1947, o professor José Reis começou a publicar no jornal Folha da Manhã artigos de Divulgação Científica. Esses artigos foram a base para seu trabalho que, entre outras realizações, inclui a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, que ajudou a fundar em 1948.

Um grande feito de José Reis foi explicar ciência de modo didático por meio da imprensa. E não foi só isso, dedicou-se ao jornalismo como à Ciência, e chegou a ser Diretor de Redação da Folha de S. Paulo, entre 1962 e 68. Em 1964 recebeu o Prêmio John R. Reitemeyer, concedido pela Sociedade Interamerica de Imprensa e União Panamericana de Imprensa, por seus trabalhos em Jornalismo Científico. E em 1975 recebeu o Prêmio Kalinga, concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) por seu trabalho de divulgação científica.

Ficha de inscriação, regulamento, lista dos premiados em edições anteriores e outras informações é só clicar aqui

Nenhum comentário: