29 de maio de 2011

Senador Randolfe defende Conselho Nacional de Comunicação


Coordenadora do evento, prof Roberta Scheibe, e Senador Randolfe Rodrigues, integrante da mesa sobre ética na comunicação.

Ética na comunicação foi o tema abordado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP) no 1˚ Congresso de Jornalismo da Unifap. Randolfe participou de uma mesa redonda na manhã deste sábado, no anfiteatro da Unifap, mediada pelo professor, mestre e coordenador do curso de Jornalismo, Ivan Carlo. “Moral, o dever ser, e ética, a conduta do comportamento, portanto vinculada ao caráter”, definiu o senador na abertura do encontro.

“Somos pegos diariamente nesse dilema, no dever ser e no comportamento do aqui e agora”, prosseguiu o senador. Randolfe fez referência a uma das mais importantes filósofas brasileiras, Marilena Chauí. Segundo ela, quatro aspectos são indispensáveis para o debate ético: ser consciente de si e dos outros, porque ninguém está sozinho no mundo; ser dotado de vontade, sendo a vontade determinada por condições materiais acima de você; ser responsável e ser livre.

Entusiasta das mídias virtuais, Randolfe voltou seu olhar para a comunicação, tema central do encontro, afirmando que o Amapá vive uma “revolução” com a internet. Segundo ele a importância e a credibilidade assegurada aos blogs e sites configura uma “derrota de alguns valores morais do padrão de comunicação vigente há alguns anos”. O fenômeno permitiu à sociedade se voltar apara outros mecanismos de informação, como a internet, sobretudo através dos sites de relacionamento.

Aproveitando a ocasião, o senador observou que a Unifap, ambiente onde se realizava o Congresso, não disponibiliza a senha da internet (wireless) nem para os professores. “A Universidade é um ente público e o principio da res-pública é o acesso democrático. Os agentes públicos deveriam ser os primeiros a garantir acesso à internet a todos. Não garantir esse acesso não é ético. Sobre a politica o senador defendeu: “O campo da política está fadado a ser a internet. É por isso que estão tentando regular. Não deixem que limitem o uso e o acesso à internet”.

O PSOL moveu ação direta de inconstitucionalidade por omissão, contra o Congresso Nacional, motivada pela não instalação do Conselho Nacional de Comunicação, previsto na legislação pertinente. Para Randolfe o Conselho “é indispensável, necessário e democrático”. Para ele “não existe liberdade enquanto um meio de comunicação que detém monopólio ou oligopólio da comunicação calunia sem ser controlado”.

Participaram da mesa redondaa jornalista Alcinéa Cavalcante, o foto-jornalista Chico Terra, o professor Luciano Magnus, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amapá, Volnei Oliveira, a secretária de comunicação do governo do estado, Jacinta Carvalho, a advogada e professora Luciana Melo e a professora do curso de Direito, Mercedes Lima.

Márcia Corrêa
Assessora de Comunicação - Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP)

Correção: A professora Roberta Scheibe é coordenadora do curso. Professor Ivan Carlo é vice-coordenador.

2 comentários:

Diniz Sena disse...

Adoramos te conhecer pessoalmente. Temos que marcar um dia pra nossos "nobres" se conhecerem tb.
Bjos pro Lorde.

Tatiana Costa disse...

Olá queridíssima, obrigada pela visita no blogdataticosta. Sua presença é sempre muito bem vinda. Beijos no coração e claro naquele fofura que é seu baby.