21 de maio de 2010

Pioneirismo direto do twitter


Alcilene Cavalcante twittou direto da coletiva sobre o "Caso Carol"

Na comunicação, a expressão “os tempos mudaram” é um bom indicativo de que realmente o tempo decorrido entre um fato e sua transformação em notícia divulgada é cada vez menor e mais veloz. A qualidade do conteúdo e o acesso (ainda) restrito em um estado onde sequer tem banda larga, já são temas para outra discussão. Estou no Amapá.
Nesta quarta-feira, a blogueira Alcilene Cavalcante largou na frente e twittou direto da coletiva dos Promotores, Delegados e Peritos que apresentaram o relatório de investigação do brutal assassinato de Caroline Camargo e seus filhos de 17 e 11 anos. Os três foram esfaqueados dentro da própria casa, por um rapaz de 19 anos considerado até então “amigo da família”, e o crime, logicamente, teve e continua tendo muita repercussão na cidade.
O senso de oportunidade da blogueira estatelou a imprensa tradicional, mas sobretudo as emissoras de rádio, que pelas características deste veículo têm condições favoráveis para transmitir ao vivo.
Considero um pioneirismo a destacar, não sei se há houve outra iniciativa, pelo menos eu desconheço em Macapá algum veículo tradicional ou blog que até hoje tenha feito a cobertura de um fato de grande repercussão por meio do twitter. Torço para que o gesto de Alcilene seja inspirador para jornais, rádios, TVs, outros blogueiros e assessorias que já possuam estrutura suficiente para utilizar o twitter. Quem ainda não possui, pode ao menos começar a se inteirar sobre o assunto, pesquisar, trocar idéias, enfim, subir no caminhão de mudanças do tempo para não ficar no acostamento comendo poeira.
A propósito, o perfil da entrevistada: http://twitter.com/alcileneblog

Entrevista feita pelo MSN:

Alcilene, você planejou essa cobertura via twitter ou percebeu a oportunidade na hora H?
Ontem à noite, me veio o toque. Chegou tudo pronto na cabeça, chegar cedo no Ministério Público, conectar e colocar uma nota no blog avisando aos leitores do blog.

Informou sua intenção à Assessoria de Comunicação do MP?
Sim, informei ao promotor (Flávio Cavalcante) do caso também.

Você imaginava que equipes de rádios e TVs também iriam entrar ao vivo em algum momento da coletiva?
Pensei que as rádios iriam fazer ao vivo.

É difícil escrever tão resumido (cada postagem deve ter no máximo 140 caracteres) e rapidamente o que uma pessoa vai falando em ritmo normal?
Muito difícil.

Você twittou de celular ou notbook?
Usei o notbook, acho que do celular não conseguiria.

Você acha que o jornalista que twitta de uma coletiva, sob forte pressão do tempo para digitar, deve ser perdoado pela falta de letras nas palavas e erros gramaticais?
No twitter sim, são erros de digitação. É uma mídia ao vivo, mas tem que digitar. Diferente do rádio e TV que você coloca a voz das pessoas.

Você acompanhou a repercussão da sua iniciativa enquanto twittava?
Pouco, era tudo muito rápido. Ouvido nas fontes, dedos nos teclados. Conseguia ver perguntas, mas estava somente narrando no twitter.

Pretende repetir a experiência?
Sim, sempre que achar necessário.

Você acha que Assessoria de Comunicação do Ministério Público poderia adotar essa ideia?
Depende do caso, mas acho que sim. Esse caso é de grande repercussão. E nossa Ascom tinha muito detalhes a cuidar. Penso que as assessorias em geral podem e devem utilizar o twitter.

Você ficou emocionada....(Caroline Camargo trabalhava na mesma sala de Alcilene, eram amigas).
O momento foi duro, mas sabia que as pessoas estavam muito interessadas no assunto. Dr Flávio (Promotor) se emocionou e eu também, com o vídeo do rapaz confirmando (autoria do crime). Foi muito importante o trabalho dos promotores, delegados e peritos, a clareza e segurança deles em passar as informações.

9 comentários:

@brunacereja disse...

Parabéns a Alcilene que usou seu twitter para colocar, não só os amapaenses a par da coletiva, mas pessoas do Estado que moram em outras localidades, para ficarem informados dos acontecimentos. Espero que o pioneirismo seja seguido pela imprensa amapaense.

Dione Amaral disse...

A transmissão inédita e responsável do caso Carol feita pela Alcilene mostra a amplitude do trabalho de uma assessoria de comunicação. Deixamos de ser operacional para atingirmos meios estratégicos. A minha satisfação é participar desse projeto que começou pequeno e ganhou uma grande repercussão. Parabéns.

webeatriz disse...

Parabéns para a amiga Alcilene pelo pioneirismo da iniciativa e prá vc. também pela iniciativa da entrevista. Além do Release é show de bola!

. disse...

Gatona, o clipe já está postado lá no blog.
Veja lá.
Eu gosto dele. Mas sou suspeita pra falar pq fiz parte da equipe que pensou tudo isso, rsrsrsrs.

Beijocas!

Alcinéa Cavalcante disse...

Parabéns, Alcilene, pelo pioneirismo.
Parabéns, Dulcivânia, pelo post.
Linkei no meu blog.
Beijos

Alcilene cavalcante disse...

Querida Dulcivânia. Obrigada pelo post e pelo destaque..Obrigada Bruna, Dione, Vânia e Alcinéa, pelo carinho nos recados.

Anônimo disse...

Dulcivânia deixa de ser puxa-saco. Vc é uma pessoa esclarecida não fica bem pra vc. Cuidado.

Ruth Rendeiro disse...

Oi Dulcivânia !
Não se impressione com os "Anônimos". Eles não existem ! A iniciativa e pioneirismo da Alcilene devem mesmo ser um referencial pra quem trabalha com Comunicação neste momento. E muitos colegas, infelizmente, ainda consideram blog, twitter ... coisas de adolescentes ou uma mídia a nem ser considerada. Interessante ampliar essa experiência, principalmente vinda da Amazônia.
Parabéns as duas !
Ruth Rendeiro
(uma paraense perdida em Ribeirão Preto)

Unknown disse...

Sociedade de Informação é isso!
Compartilhamento deve ser um exercicio de todos. Afinal a internet é oficialmente candidata ao Prêmio Nobel da Paz 2010.Veja aqui:http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1210063-7822-GALILEU+APOIA+CAMPANHA+INTERNET+PELA+PAZ,00.html