20 de abril de 2010

Jornalismo científico

O jornalismo científico é uma das formas de se fazer divulgação científica no Brasil, quer dizer, no Brasil e no mundo inteiro. O problema é a falta de tradição e de costume tanto dos jornalistas quanto das fontes. Aí vem as consequências que todo mundo comenta nas palestras, nas faculdades...e até nas redações:
1- priorização de pautas do exterior em vez das que tem origem no Brasil
2- abordagens exóticas ou grotescas
3- falta de ousadia dos jornalistas das assessorias
4- falta de ousadia dos jornalistas dos veículos

Mas nem tudo está perdido. Entre as milhares de chances está a orientação de quem entende bem do assunto, por ser fonte e jornalista ao mesmo tempo. Na próxima segunda-feira Cilene Victor da Silva, presidente da ABJC (Associação Brasileira de Jornalismo Científico) e professora de pós-graduação em cursos de jornalismo (SP),estará em Belém para uma palestra sobre "Divulgação Científica: a Ciência na Mídia".

Vai começar às 14h30 no auditório da Embrapa do Pará, localizada na Avenida Enéas Pinheiro c/ av. Perimetral.

A palestra faz parte da aproximação com os colegas que praticam o jornalismo científico na região amazônica. Também significa o primeiro passo para se debater a realização do XI Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico, que em 2011 acontecerá em Belém. Por isso, quem estiver presente terá a oportunidade de contribuir para enriquecer a programação do próximo Congresso da ABJC.

Nenhum comentário: