31 de março de 2010

Chegar lá e merecer ficar

O jornalista Daniel Bruin, colunista do site da Mega Brasil, acha que um dos motivos para que a comunicação corporativa tenha uma visão distorcida é a falta de interesse dos que estão em posição privilegiada de lutar pela categoria e dar bons exemplos aos mais novos.

Por isso, ele recorreu a alguns colegas para mandar um recado àqueles que fazem pela categoria muito menos do que poderiam e deveriam. Eis os recados:

- Seja humilde. Quando você começou não sabia quase nada, e alguém teve a paciência de lhe ensinar o caminho. Comunicar para dentro é tão importante quanto comunicar para fora. Olhe para os novos e procure ensinar o que já conseguiu aprender (ok, há muitos que “chegaram lá” sem saber muita coisa, mas deixemos esta análise para uma outra ocasião).

- Não se isole em seu universo de auto-adulação, achando que não deve compartilhar seus conhecimentos com os colegas.

- Não se torne escravo das premiações. Há casos de profissionais que passam 99% do tempo pensando em como ganhar algum dos poucos prêmios da comunicação empresarial brasileira.

- Não pare de aprender. É preciso reciclar-se e se aprimorar. Mas cuidado: o mercado está cheio de MBAs e cursos de especialização fajutos. Não gaste seu dinheiro para descobrir que está tendo aulas com pessoas que sabem muito menos do que você ou, pior, jamais trabalharam profissionalmente em comunicação, apenas fizeram uma tese de graduação sobre o assunto.

- Retribua ao mercado o que ele lhe ofereceu profissionalmente. Compartilhe conhecimento, conviva com os colegas, incentive os novos talentos. Ainda não existe o “pai da comunicação empresarial brasileira”, embora alguns dos viciados em premiação acreditem sê-lo.

Um comentário:

John Scott do Rádio disse...

QUEM ME DERA!!!


AMIGA, GOSTEI DO ARTIGO. QUEM ME DERA QUE OS "PROFISSIONAIS" QUE A GENTE ENCONTA POR AÍ FOSSEM AUTÊNTICOS.

QUEM ME DERA...