12 de dezembro de 2009

Prêmio Esso

Os jornalistas Fabiana Moraes e Schneider Carpeggiani, do Jornal do Commercio, do Recife (PE), conquistaram o Prêmio Esso de Jornalismo 2009, um dos mais cobiçados do jornalismo brasileiro devido ao prestígio e tradição. A reportagem deles, intitulada "Os sertões" foi elaborada em razão da passagem dos 100 anos da morte do escritor Euclides da Cunha.

Após percorrer 4.713 quilômetros de estrada, desde a Bahia até o Ceará, os repórteres Fabiana e Scheider revelaram um novo sertão, nos locais descritos por Euclides, onde convivem vaqueiros e pirateadores, beatos e travestis, cantadoras de incelências e traficantes, padres e b-boys.

Euclides da Cunha é mais conhecido como repórter do Estado de São Paulo e romancistas, mas ele também tem o mérito de ter sido um dos primeiros jornalistas dedicados à divulgação científica no Brasil, ao lado de José Reis, outro pioneiro neste jornalismo especializado.

Os vencedores em diversas categorias foram conhecidos no dia 8 de dezembro, em cerimônia no Hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro.

Para ver a lista dos vencedores é só clicar aqui

Nenhum comentário: