3 de outubro de 2009

Design e beleza

O portal Nós da Comunicação, que é muito bacana, e sempre tem entrevistas bacanas com pessoas competentes, traz agora um papo com o designer gráfico Felipe Taborda. É ele o responsável pelo projeto gráfico do jornal ‘O Globo’. Como trabalhar em comunicação organizacional implica também em saber contratar serviços de design, olha só a dica do especialista (trecho da entrevista).

Nós da Comunicação – Quais qualidades uma peça de design gráfico deve ter para, além de ser agradável ao olhar, efetivamente comunicar uma ideia ou um conceito?

Design é funcionalidade e informação. Sempre questionei o design gráfico com a principal preocupação na beleza do trabalho. De nada adianta fazer uma capa de disco linda com um aspecto moderno para um grupo de pagode se isso não combina com o produto pagode nem com a música, pois não transmite informação. Percebo isso em diversos casos do design, que também devem levar em consideração as questões culturais que cada produto implica. O principal do design gráfico é a informação. Se puder ser bonito, melhor ainda.

Um comentário:

Ernâni Motta disse...

Dulcivânia,

Em princípio, se poderia pensar que o entrevistado está sendo preconceituoso em sua resposta. Entretanto, com um pouco mais de reflexão, percebe-se que ele está simplesmente pondo os devidos pingos nos "ii".
Não é a toa que O Globo é o sucesso que é. Fruto, naturalmente, de profissionais talentosos e competentes.
Uma ótima semana para você!
Beijos.