5 de setembro de 2009

Sem comentários

Diz um provérbio que "Quem não pode com o pote, não pega na rodilha". Aplica-se perfeitamente à Presidência da República, que teve a feliz idéia de criar o Blog do Planalto, porém, embotou tudo com a infeliz iniciativa de não permitir comentários. Na comunicação, isso equivale a criar um programa de TV e não exibir imagens, apenas caracteres. Ou seja, descaracteriza o próprio meio utilizado. Ora, se eu não posso enviar comentários em um blog, então dá no mesmo se eu procurar as mesmas informações nos sites do Governo Federal. Ora, se hoje em dia até lendo um jornal impresso ficamos com vontade de comentar algo com o editor, imagina no meio web, que é uma profusão de opiniões e abertura para críticas, elogios, discussões boas e ruins.
Esse fechamanto do "Blog do Planalto" foi tão absurdo que, no dia seguinte ao seu lançamento, já tínhamos o clone aberto para comentários. E está fazendo o maior sucesso, virou até notícia no G1.

Trechos da matéria:
O "Blog do Planalto", criado pela Presidência da República na segunda-feira (31/8), ganhou um clone no dia seguinte, uma página não oficial que mostra exatamente os textos da versão original. A principal diferença é que a página não oficial permite comentários dos leitores sobre o conteúdo.

A idéia do "clone" é iniciativa de Daniela, que é jornalista, e de Pedro Markun, consultor de internet. Ambos criaram uma agência de comunicação política, a Esfera, há cerca de dois meses.

A assessoria da Presidência da República informou que não tomará nenhuma iniciativa contra o clone do "Blog do Planalto", por considerar que a internet é um território livre e que a cópia dos textos está dentro das regras estabelecidas.

Os assessores da Presidência informaram que a iniciativa de criação do clone não resultará em uma mudança de política de comunicação do Blog do Planalto. Ou seja, a página oficial não será aberta para comentários.

O "Blog do Planalto" usa as licenças "Attribution" e "ShareAlike" de um sistema conhecido como Creative Commons - um regime de licenças de uso de conteúdo intelectual, no qual o autor abdica de alguns direitos de criação para permitir o uso e o compartilhamento do material pelo público.

O endereço oficial do Blog do Planalto é http://blog.planalto.gov.br/. O clone pode ser acessado pelo http://planalto.blog.br/.

2 comentários:

Alcinéa Cavalcante disse...

Lembrei de um blog aberto recentemente de um político amapaense. É hilário.
Menina, cada dia aumenta mais a quantidade de gente que pega na rodilha e nao pode com o pote rss

Elcio disse...

Já que ninguém pode comentar por que eles criaram um blog então?
Isso não é sensura?