9 de setembro de 2009

Rádio interna

A partir desta quarta-feira (9) começa a operar em caráter experimental a Rádio Estação Conexão (89.9), dos alunos da Escola Conexão Aquarela. Para o lançamento oficial do veículo interno de comunicação, o colégio irá receber a imprensa, pais de alunos, professores e convidados especiais a partir das 9h.

A criação da Rádio Estação Conexão foi inspirada na vontade dos estudantes em produzir programas de rádio que falassem a linguagem do público adolescente, provocando uma participação mais intensa dos alunos de todas as séries.

A escola então empregou esforços para que o projeto saísse do papel, fomentando a compra de equipamentos e selecionando os alunos interessados. Para a diretora geral da escola Conexão Aquarela, Eliane Verde, a rádio possui alguns objetivos específicos. “A rádio vai funcionar como um poderoso auxílio pedagógico para as disciplinas ministradas em sala de aula, além de estimulá-los à produção textual, o trabalho em equipe, o domínio de conhecimentos técnicos dos equipamentos e o compromisso dos estudantes em colocar os programas no ar”, frisou a diretora.

Os alunos do Ensino Médio e do 9° ano ficarão escalados para a manutenção dos programas e a utilização dos equipamentos do estúdio. Antes de serem convidados a participar do projeto, os alunos passaram por um treinamento com profissionais da área de jornalismo, para aperfeiçoar as técnicas radiofônicas.

Durante a capacitação, os estudantes aprenderam as etapas de formatação os programas, como estruturar uma grade de programação e a forma mais adequada de fazer um comentário ao vivo. “O nosso interesse é que vai fazer a Rádio Conexão conquistar o público e ficar conhecida. Foi fundamental passar por um treinamento antes de ir para a rádio”, disse o aluno do 9° ano, Igor Ferraz.

Funcionários da escola

A rádio também abrirá os microfones para a participação da equipe técnica da escola. Nos finais de semana, assumem a bancada, equipe pedagógica e profissionais que contribuem para o funcionamento da escola. “Nossas reuniões e atividades internas também passarão por aqui”, afirmou o coordenador do Ensino Médio, professor Benedito Cardoso.

Educomunicação

Surgida no Brasil por volta de 1990, a Educomunicação tem como objetivo formar alunos mais críticos e conscientes das necessidades sociais. A aplicabilidade desses métodos aparece quando os veículos de comunicação complementam as práticas educativas. (Fonte: Revista Escola, Setembro de 2003)

Stefanny Marques
Assessora de Imprensa
Escola Conexão Aquarela

Nota do blog: Este é um ótimo exemplo de que o assessor de comunicação não é o único responsável pelas ações de comunicação de uma instituição. Como a palavra já diz, o assessor orienta tecnicamente nas decisões das várias instâncias (RH, Direção, Financeiro etc) para que a comunicação torne-se um compromisso de toda a instituição. Melhor ainda é constatar que este exemplo acontece em Macapá. Com o perdão do trocadilho, mas tomara que vire escola.

2 comentários:

Ernâni Motta disse...

Dulcivânia, concordo com o seu comentário a respeito dos Assessores de Imprensa. Mas, quero ressaltar a importância da criação da Rádio, sobretudo, pelo que entendi, ser uma iniciativa dos próprios alunos. Na Faculdade em que estudei, havia uma rádio, o que era uma ferramenta e tanto no aprimoramento e aplicabilidade das teorias ministradas em sala de aula. Por isso, a despeito do STF ter jogado na "vala dos comuns" o nosso diploma, creio que somente estudando, agregando conhecimentos o Ser Humano estará apto a exercer o seu ofício, com dignidade, sabedoria e serenidade. Parabéns aos alunos e à escola, pela iniciativa.

Dulcivania Freitas disse...

Salve, Ernâni!
Já pensou que maravilha seria o MEC/Governos Estaduais e Prefeituras bancando equipamentos para as escolas públicas.