11 de julho de 2009

Amigo oculto

Sempre que uma empresa noticia - e até ousa descrever - suas estratégias de comunicação interna, é bom ficarmos atentos. Não só para ficar por dentro, mas principalmente para tentar assimilar a experiência e refletir as possibilidades e os limites de servir como modelo para outras empresas.

Foi com essa disposição para reflexão, que comecei a ler a matéria de divulgação das ações de comunicação interna do Laboratório Sabin (São Paulo). De cara, percebi que existe uma gestão conjunta com o RH. Muito bem! Há alguns anos a comunicação empresarial passou, também, a falar para e com os empregados, alinhando ferramentas de comunicação ao planejamento de desenvolvimento de pessoal.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o uso do “amigo oculto” como canal direto dos empregados com a diretoria da empresa, caso o funcionário não queira se identificar. E olha só esta idéia: o pessoal da comunicação colocou uma caixa postal fora da empresa, na rodoviária da cidade, para reforçar o anonimato da mensagem do colaborador.

Parabenizo pela iniciativa. De verdade. Mas não deixo de escrever minhas inquietações. Se é preciso desenvolver um canal com alto grau de preservação do anonimato, será que nesta empresa existe mesmo clima para críticas internas? Qual o status de confiança dos empregados na política de valorização dos seus comentários e sugestões? Esta empresa está amadurecida para o debate transparente?
É o que me ocorreu de imediato. Só uma contribuição.

2 comentários:

Webeatriz disse...

Desde o tempo em que eu trabalhei em assessoria de comunicação interna, e olha que isso foi no século passado, que a prática do "Canal Direto" secreto , já era uma prática condenável.
Eu sou adepta da Oficina como espaço de comunicação.
Bjs

Unknown disse...

Também concordo com sua opinião Webeatriz. A comunicação evoluiu tanto que esta ferramenta "secreta"não mais espaço, e penso que não deveria ter mais principalmente em orgaizações como a que a colega acaba de citar. Imagino que uma corporação dessa envergadura tenha inúmeras formas "vivêncas" para ouvir seus clientes internos.
Abs.