14 de junho de 2009

Verbos das mídias sociais

Se você tem MSN, está no orkut, tem perfil no twitter, no facebook....ou então pelo menos já está inserido e participa (ativamente) de uma destas ferramentas de conversação e de redes sociais de relacionamento, considere-se um usuário avançado em mídias sociais e pense na possibilidade de usar estas ferramentas no corporação que você assessora. O termo mídias sociais é novo, eu sei, mas com boa vontade para aprendizado é só procurar textos por meio do buscador google, ou, quem estiver em Macapá, puxar assunto com a jornalista Dione Amaral. Cito esta profissional novamente, porque foi a palestra dela que assisti sobre o assunto e que deixou um recado interessante: a dinâmica própria das redes sociais pede um perfil de assessor muito mais do que divulgador, mas um estrategista rápido, empenhado na eterna busca da superação das dicotomias monólogo x diálogo / distante x participação / consumidor passivo x usuários industrializados / um para muitos x muitos para muitos. A palestrante aponta os números justificam o investimento neste tipo de mídia. Dos 43 milhões de internautas no Brasil, 67% já acessam as mídias sociais. Mas para um desempenho eficiente, qual será o perfil ideal do comunicador corporativo (seja em instituição privada ou pública) nestes tempos de mídias sociais? Ela mesma responde que é preciso aprender uma lição de casa, conjugando corretamente os verbos das mídias sociais:

- escute e responda
- participe e compartilhe
- use e construa comunidades
- experimente e mensure
- aprenda e adapte.

Nenhum comentário: