5 de abril de 2009

Potencial

E se um empresário, gestor público ou artista perguntar se ele só ficará conhecido se contratar uma assessoria de imprensa. Melhor ser franco e responder que sim, em alguns casos. Só que é bom acrescentar que a assessoria precisa ser competente para revelar o potencial que ainda não foi bem trabalhado e expor aos veículos certos.
É provável que isso tenha acontecido com a divulgação do carnaval de Recife. A Timbro Comunicação, que tem a conta do evento promovido pela Prefeitura e trade turístico, foi logo explicando ao cliente que os principais desafios eram o pouco entendimento do modelo do Carnaval Multicultural do Recife, poucas celebridades na festa, falta de desfiles de agremiações e pouca divulgação espontânea do frevo na mídia.
Uma das ações estratégicas: lançamento do livro “Frevo – 100 Anos de Folia” em 2007. A imprensa local e nacional cobriu intensamente, inclusive os eventos paralelos. Para a Timbro, o crescimento das coberturas nos dois anos seguintes está vinculado ao trabalho feito durante o centenário.

2 comentários:

Ernâni Motta disse...

Dulcivânia, eu adoro esses seus posts, são verdadeiras aulas. As assessorias de comunicação vêm superando um problema, que eu considero crucial, que é o distanciamento (ou seria indiferença?) dos editores. Quanto material de boa qualidade teve como destino a "cesta-seção", por puro preconceito. Até concordo que há releases de baixíssima qualidade, mas é uma questão de se separar o joio do trigo. O interessante é que ultimamente se tem visto "colagem" direta de releases, o que é uma mostra de que a incompetência também rola nas redações. Desculpe-me pela chatice, mas, só queria dizer que o talento não tem escolha, ele se aloja nas editorias, assim como, nas assessorias.
Um grande abraço e tenha uma feliz Páscoa.

Dulcivania Freitas disse...

Ernâni, estimado! e eu adoro seus comentários, sinceramente acabo aprendendo mais. Na verdade, o aproveitamento dos releases é diferente de região pra região. Aqui se publica na íntegra, no Sudeste jamais. Boa discussão né mesmo.
abs! abençoada Páscoa pra vc.