18 de março de 2009

CI

Para quem, a vida inteira, confundiu jornalzinho institucional e jornal mural com comunicação interna, a leitura dos conceitos sobre esta atividade está sendo uma tremenda descoberta. Eu nunca tinha visto nada muito detalhado durante o curso de Comunicação, muito menos nas assessorias onde já trabalhei.

Agora tenho na ponta da língua: "Comunicação interna é uma série de ferramentas utilizadas para promover a interação e a troca de informação entre a empresa e seus funcionários. As ferramentas podem variar de um cartaz parabenizando os aniversariantes do mês à foto do colaborador de maior destaque no período, passando por um programa de tv com o mais alto executivo da instituição transmitido no refeitório da fábrica".

Minha tentativa de tradução: comunicação interna vale-se, entre outras ações, de veículos/ferramentas como jornalzinho, jornal mural, intranet, mas estes veículos isoladamente não significam necessariamente que fazemos comunicação interna, que na verdade se caracteriza pela segmentação dentro da instituição. É isso, comunicação interna não é comunicação de massa dentro da empresa. Vale puxar a cadeira e bater um papo com a turma do RH e com os gestores. Um gestor bem intencionado é um dos mais fortes veículos de comunicação interna.

3 comentários:

Anônimo disse...

Dulcivânia,

Como já faz um bom tempo que deixei a faculdade e como não atuo na área, alguns conceitos já me escaparam da ideia ou não os conheço, por serem muito recentes. Por isso, vir aqui é aprender um pouco mais sempre, coisa, aliás, que muito me agrada.
Um grande abraço

Anônimo disse...

Oi Ernâni, a área de CI é um desafio e tanto para um profissional de comunicação, mas ainda pouco discutido, fica como apêndice nos eventos de capacitação. Na verdade,nem tenho a intenção de ensinar nada aqui, mas de partilhar algums métodos, práticas e conhecer as discordâncias.
E estou contente de vê-lo por aqui, onde fizete faculdade?
abs e volte sempre.

ps.: linkei vc na minha lista de blogs

Anônimo disse...

Dulcivânia, venho Comunicação Interna como um dos maiores desafios das organizaçoes. Se tiveres algum material me envia.