27 de novembro de 2008

O Basa morreu?

Muito bom reencontrar Suely Leitão, jornalista fera na área de economia, no Fórum de Comunicadores do Governo Federal na Região Norte (realizado em Belém). De tempos idos, na redação do jornal O Liberal, a coleguinha agora é responsável pela comunicação interna do banco. Por sinal, a amiga me corrigiu prontamente que Basa não existe mais, agora é Banco da Amazônia. Bom, eu duvidei da “morte” do Basa (claro que estamos na identificação da instituição), porque é o que me ocorre e parece-me que muita gente ainda mentaliza e fala Basa. É aí que surge uma ótima discussão sobre o valor e recall da marca construída, que muita vezes é mais forte e recorrente do que a pretensão de modificá-la. Acho que isso rende um seminário. Lembro que a Rede, grupo que comprou a ex-estatal Celpa (empresa de energia do Pará) teve que se render a voz do povo e desistiu de ‘matar’ a Celpa para fazer surgir a Rede Celpa que não colou. Não sei, claro, se é o caso do Basa. Vai ver eu sou a única ou uma das poucas pessoas que acham mais natural lembrar do verdão da Presidente Vargas como Basa.

2 comentários:

Anônimo disse...

É Banco da Amazônia, agregando a marca amazônia, uma das conhecidas no mundo, que faz parte do nome do Banco mas ficava escondida pela utilização da sigla Basa.

Anônimo disse...

Poxa, pela primeira vez venho lhe visitar e você está de férias!... Tudo bem, afinal, todos nós as merecemos.
Mas, gostei desse post. Acho que ele abre uma boa discussão, quando pensamos que uma marca leva anos para se sedimentar no imaginário coletivo. Há alguns anos, uma dessas mentes brilhantes que sempre surgem no meio do marketing empresarial (me desculpe sua amiga, se a idéia foi dela) achou de modificar o nome do Banco do Brasil para "Banco Brasil" e outra, da Petrobrás para "Petrobax". Ambas foram desautorizadas publicamente e os nomes tradicionais foram mantidos. Logo, a pergunta é essa mesmo: "O Basa morreu?". Que minha amiga, Alcilene, me desculpe, mas há outras formas de agregar a marca "amazônia" ao nome do banco e vamos manter a marca "Basa". Enfim, não esqueçamos "Vox Populi, Vox Dei".
Um grande abraço.