9 de julho de 2008

Verão Tucuju

Os diretores da Confraria Tucuju - uma espécie de clube, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de difundir o conhecimento histórico e cultural do Amapá, está de parabéns pela iniciativa de convidar para o lançamento da sua programação cultural de verão, não apenas jornalista de redação, mas também os colegas de assessorias. Uma estratégia certeira de comunicação, pois assessores também são formadores de opinião e, dependendo da empresa assessorada, têm a possibilidade de replicar iniciativas de interesse público nos informativos dirigidos a pessoas que, afinal de contas, fora do ambiente de trabalho, também procuram lazer e diversão.

O nome Tucuju é uma homenagem aos grupos indígenas que viveram no Amapá há mais de duzentos anos. Segundo o IBGE, não resta nenhum deles. A expessão Tucuju acabou tornando-se uma referência a tudo que é original do Amapá, na verdade mesmo quem não nasceu no Estado, mas aqui chegou e vive respeitando a natureza deste lugar (incluindo as pessoas), também acaba incorporando um sentimento de ser tucujuense.

Por sinal, consta lá no Manifesto Tucuju, de 1986, os requisitos para ser admitido na Confraria:
- Ter a convicção de que o Amapá é uma terra acolhedora, com um povo simples e alegre, cheio de sabedoria amazônica.

- Difundir que esse legado vale a pena ser cultivado e preservado.

- Ajudar, nem que seja torcendo a favor, para que a Confraria dê certo.



Pelo jeito, parece que muita gente torceu mesmo, a julgar pela programação de verão da Confraria Tucuju para este segundo semestre de 2008. Confira abaixo parte do texto preparado pela jornalista Márcia Corrêa, e veja como participar ou simplesmente se agendar para prestigiar:

- I FESTIVAL DE VÍDEO EXPERIMENTAL "FEST VÍDEO TUCUJU" - Para jovens de 12 a 21 anos, com registro em câmara amadora e de celular, sobre o tema "Macapá 250 anos - Um novo olhar...". Inscrições abertas até o dia 22 de agosto na sede da Confraria (Avenida Mendonça Furtado, 100, Largo dos Inocentes (ou Formigueiro, como queira), atrás da Igreja de São José). Os vídeos serão exibidos no dia 31 de agosto, ao ar livre.

- SARAU DO LARGO DOS INOCENTES - Toda última sexta-feira do mês, a partir de 25 de julho. Uma grande seresta com exposição de artes plásticas, poesias, obras da literatura amapaense e artesanato. Das 18h às 22h.

- CONCERTOS DE VERÃO - Música clássica, instrumental e de corais, com apresentações no Largo dos Inocentes, toda sexta-feira, das 17h30 às 18h30.


E isso não é tudo. A Confraria Tucuju também anunciou projetos de resgate da história do Estado e um especialmente concebido para a reforma arquitetônica de cinco salas cedidas pela Diocese de Macapá à Confraria por 10 anos. Veja a lista abaixo:

1- PROJETO SALVAR - Condicionamento do acervo do ex-governador Janari Nunes (da época que o Amapá era Território Federal), restauração de obras raras e reedição de obras da literatura amapaense. O projeto foi elaborado pela equipe da Biblioteca Pública Eucy Lacerda e tem financiamento da Petrobrás, através do Ministério da Cultura, com gerenciamento da Confraria Tucuju e como executora a Secretaria Estadual de Cultura.

2- MACAPÁ, SUA GENTE E SUA HISTÓRIA - Registro da memória oral, a partir de depoimentos de antigos moradores de Macapá, referente ao período de 1945 (quando o Amapá deixou de fazer parte do Pará e tornou-se um Território Federal) a 2000.

3- DOCUMENTO MACAPÁ - Transcrição e publicação de documentos sobre a história da Vila de São José de Macapá, Vila de Mazagão e Vila Vistosa Madre de Deus, correspondentes aos séculos XVIII e XIX, que encontram-se no arquivo público do Pará.

Contatos da Confraria Tucuju: (96) 3222-2415 / confrariatucuju@yahoo.com.br

Nenhum comentário: