28 de maio de 2008

Agroblog

Pouquíssimas unidades da Embrapa utilizam blog corporativo. Uma das iniciativas vem da Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza (CE). Lá, o jornalista Ricardo Moura está saltitante com a marca dos 100 mil acessos do blog deste centro de pesquisa. Para acessar, basta clicar em Agroblog
Ricardo conta que só em maio, foram mais de 20 mil acessos.Criado em junho de 2007, o Agroblog nasceu com um objetivo ousado: tornar-se um espaço de referência para todos que fazem parte da agricultura tropical. Para isso, Ricardo espera contar com a colaboração dos comunicadores da Embrapa, enviando notícias, sugestões e críticas. Considero o blog interessante mesmo para quem não lida com agricultura, mas quer atulizar-se em temas como crise de alimentos e outros que atingem toda a população. Ricardo merece esse sucesso, tem iniciativa e é ótimo colega.
Na Embrapa Amapá, já ensaiamos a possibilidade de um blog como ferramenta de comunicação interna. O autor da idéia é o agrônomo Edyr Batista, que até o mês passado era o chefe do setor de comunicação e negócios para tranferência de tecnologias, e grande entusiasta do uso dos recursos da web para disseminar conhecimento.
A estrutura de layout chegou a ser definida pelo técnico Ricardo Santos, mas temos consciência de que é preciso um sólido trabalho de preparação e de esclarecimento para o uso de um blog na nossa empresa, a fim de reduzir o risco de tornar-se um monólogo virtual.
Quem sabe o blog pode voltar às pautas das reuniões, no segundo semestre. Enquanto isso, eu vou experimentando por aqui, fazendo ajustes que poderão ser úteis quando criamos um no ambiente corporativo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Dulcivânia, tudo bem? Não conhecia esse seu lado blogueira, mas o seu blog está muito bom!